A FUNÇÃO DO MAS EM ARTIGOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Carla Catarina Silva

Resumo


Este artigo propõe, à luz da Linguística Funcional, compreender as funções do mas em textos opinativos produzidos por alunos do ensino médio, visto a atuação desse como conectivo e como Marcador Discursivo (MD). Para tanto, baseados, principalmente, nos trabalhos de Castilho (2010) e Antonio, Hintze e Alves (2014), investigamos como ocorre tal atuação em se tratando da função das relações que o elemento mas estabelece nos textos, mais especificamente em Artigos de Opinião produzidos por alunos do 3º ano do ensino médio de um colégio público da cidade de Jacarezinho/PR. Os resultados apontam que a maior parte das ocorrências do mas marcam atuação como conectivo, indicando contraste. Verificamos, também, uma ocorrência do elemento como MD, e outra ainda como conectivo, não na indicação de contraste, mas parte de um dos elementos de sentenças correlativas.

Palavras-chave


Conectivos; Marcadores Discursivos (MDs); Linguística funcional

Texto completo:

PDF