HISTÓRIAS EM JOGO: NOTAS SOBRE VIDEOGAMES E PERCURSOS NARRATIVOS EM DAY OF THE TENTACLE

Jorge Adeodato Jr., Ricardo de Lucena Lucas

Resumo


Jogos eletrônicos constituem elementos de uma cultura popular recente e possuem, entre o público jovem, enorme potência comunicativa; no entanto, pouco ainda foi produzido em termos de análise acadêmica sobre as possibilidades narrativas deste universo; fato curioso, uma vez que videogames permitem análises profícuas dentro de áreas que estimulem diálogos entre linguagens artísticas e contextos culturais diversos. Este trabalho visa ressaltar, dentro do jogo Day of the Tentacle (1993; 2016), características gerais do gênero adventure e as formas como nele se desenvolvem processos de referenciação a outros itens da cultura pop (cinema, desenhos animados, e personagens arquetípicas da literatura de terror e de ficção científica). Recorreremos, para fins de análise, a proposições de críticos da cultura recente (JAMESON, 1991) e teóricos do Game Studies (GALLOWAY, 2006; NEWMAN, 2004 e 2008).

DOI: 10.5935/2179-0027.20180003


Palavras-chave


Narrativas contemporâneas intermedia; Literatura intermídia; Contemporaneidade

Texto completo:

PDF