O PODER DO MACHO ESTÁ NO CHEIRO: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO VIRIL EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE PERFUMES MASCULINOS

Rafael de Souza Bento Fernandes, Francisco Vieira da SIlva

Resumo


À “luz da arqueologia do saber”, particularmente do conceito de “função enunciativa” de Michel Foucault, objetiva-se analisar a materialidade linguística e imagética de campanhas publicitárias de perfumes masculinos, visando compreender o sistema enunciativo que atribui à virilidade características como beleza, força e potência. Esse estudo segue um viés descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. As análises denotam que a constituição da virilidade atrela-se à presença de saberes de ordem econômica, pois sugere que a adoção de signos de sucesso (o cheiro) promoverá a ascensão social, bem como a práticas responsáveis por caracterizar o sujeito viril pela marca do desejo e da dominação.

DOI: 10.5935/2179-0027.20170009


Palavras-chave


Discurso; Virilidade; Campanha publicitária

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