Os gêneros textuais em livro didático de inglês do Ensino Médio

Mônica Lopes, Lidia Stutz

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise de uma unidade de livro didático de inglês para verificar os gêneros textuais adotados como instrumento de ensino e se há alguma proximidade com a proposta de sequências didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). O livro Way to Go, foco de nossas análises, é um dos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático, de 2015, para o Ensino Médio. Embora tenha um número expressivo de gêneros na unidade analisada, há uma recorrência no enfoque do gênero mapa conceitual, sem, no entanto, apresentar explicitamente suas dimensões ensináveis durante a maior parte das onze sessões da unidade. Observamos também que o distanciamento da proposta de sequência didática ocorre pela ausência da avaliação inicial, o que pode conduzir ao ensino genérico, sem que haja uma constatação dos obstáculos e das capacidades de linguagem dos alunos.

DOI: 10.5935/2179-0027.20180016


Palavras-chave


gêneros textuais; livro didático; língua inglesa

Texto completo:

PDF