FORMAÇÃO INICIAL DO PROFISSIONAL EM LETRAS E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA: ANOTAÇÕES SOBRE OS CONTEXTOS BRASILEIRO E PORTUGUÊS

Vanderleia da Silva Oliveira

Resumo


Resumo

 

Este artigo tem como objetivo refletir (i) sobre a formação inicial dos professores da área de língua Portuguesa e Literatura, com ênfase nos componentes que constituem a área literária, tendo como ponto de partida a análise da Proposta Pedagógica e as estruturas curriculares de um curso de Letras de uma universidade pública paranaense. Para tanto, leva-se em conta o disposto nas diretrizes curriculares nacionais para a formação dos profissionais da educação básica e as diretrizes curriculares da área de Letras no Brasil, a fim de (ii) analisar a materialização de suas propostas no curso em análise, particularmente no modo como se configura, institucionalmente, o lugar da literatura e o modus operandi do Estágio Supervisionado. Estabelece-se, ainda, (iii) breve comparativo entre o modelo de formação inicial brasileiro, considerando as referidas diretrizes, e o modelo português, centrado no Processo de Bolonha, exemplificado pelo contexto de uma universidade portuguesa.  

DOI: 10.5935/2179-0027.20180012


Palavras-chave


Educação Literária. Formação inicial de professor. Estágio supervisionado. Currículo dos cursos de Letras.

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