A ORALIDADE EM ATIVIDADE DE REFLEXÃO GRAMATICAL: CONHECIMENTOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Sílvio Nunes da Silva Júnior

Resumo


O presente estudo, situado no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009) ao ensino de línguas, busca refletir sobre a articulação entre oralidade e ensino de gramática em língua portuguesa como língua materna, visando constituir práticas de ensino que estimulem processos de reflexão e construção conjunta de saberes em sala de aula. No plano teórico, discute-se sobre produção oral e gramática no ensino de língua portuguesa com base na problematização da complexidade do ensino de regras gramaticais na escola e da ausência de práticas de ensino baseadas na produção oral dos alunos. Após isso, contextualizando com o que pontua a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e colaborativo, descreve-se uma experiência com o ensino de gramática no ensino fundamental, na qual se toma como ponto de partida a produção oral dos alunos em busca da construção de saberes gramaticais através da reflexão dos alunos acerca do uso da linguagem em sala de aula. Os resultados apontam para a necessidade de levar os alunos a constituírem, além de habilidades puramente linguísticas, conhecimentos linguístico-discursivos, uma vez que as relações contínuas existentes no ensino de língua portuguesa carecem caminhar juntas em busca de uma construção sólida de saberes nos/dos discentes.


Palavras-chave


Oralidade; Saberes Gramaticais; Ensino Fundamental

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