O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: a sala de aula vista por dentro

Thalita Cristina Pereira Couto, Marcelo Nicomedes

Resumo


Este trabalho tem por objetivos apresentar alguns conceitos sobre métodos, técnicas e abordagens de ensino de Língua Estrangeira e analisar quais práticas metodológicas os professores de Língua Inglesa das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola do município de São Bernardo têm utilizado em suas aulas. Para isso apoiamo-nos nas concepções teóricas apontadas pelo PCN (1998), Oliveira (2014), Lima (2011), Paiva (2003), Leffa (2008) dentre outros que norteiam a temática deste trabalho. A pesquisa se configura como exploratória de abordagem qualitativa, na qual se fez um estudo de campo utilizando como instrumento de coleta de dados a observação estruturada e entrevista semi-estruturada.  Os resultados assinalam que o insucesso na aprendizagem do inglês se deve as metodologias utilizadas, pois, algumas delas estão centradas no professor e também à fatores externos a prática docente.

N] DOI: 10.5935/2179-0027.20180044


Palavras-chave


Ensino de Inglês; Metodologias; Prática Docente

Texto completo:

PDF