O IDEB E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL

Márcia da Conceição Pereira Alves, Renata Chrystina Bianchi de Barros, Guilherme Carrozza

Resumo


Objetivou-se, neste estudo, examinar os sentidos postos em funcionamento na educação pública com a institucionalização do Ideb como indicador oficial da qualidade da educação básica. A pesquisa realizada surgiu na observação de uma situação problema, sobretudo compreendido com um problema social, localizado nos modos como os discursos sobre o Ideb impactam o processo de produção de sentidos acerca da educação básica e dos sujeitos que se constituem a partir das políticas que derivam dos índices produzidos. Realizada sob os fundamentos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso a partir de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, pudemos compreender que o Ideb, como política de Estado, faz funcionar na escola a lógica do mercado como parâmetro de qualidade, impulsionando, para as práticas de ensino, a elaboração de políticas que fomentam o treino, a capacitação e a habilitação, e não a formação do aluno. A partir dos gestos de interpretação realizados em nossa pesquisa, pudemos dar certa visibilidade para o funcionamento de uma política social que vem fazendo avançar para a escola os sentidos de reprodução das relações de produção e de apreensão de informação.

Palavras-chave


Linguagem. Análise de Discurso. Educação. Ideb. Avaliação.

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