LETRAMENTOS ACADÊMICOS EM FOCO: DISCUSSÕES DE CONTEXTO CURRICULAR DE APRENDIZAGEM ATIVA NA ENGENHARIA

Thais de Souza Schlichting

Resumo


Atualmente, o engenheiro se defronta com a demanda de atuar em práticas de linguagem que constituem o mundo da engenharia e são requisitos para que se torne membro efetivo nessa área do saber. Nesse contexto, este artigo objetiva discutir como se constituem práticas de letramento na formação acadêmica em contexto de aprendizagem ativa em engenharia. Para tanto, são analisadas entrevistas com estudantes e professores do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) da Universidade do Minho, que tem parte de seu currículo organizado por projetos. Os dados são analisados sob as teorias do Círculo de Bakhtin, dos Novos Estudos do Letramento e da Aprendizagem Ativa. As análises sinalizam que currículos pautados em metodologias ativas empreendem práticas de letramento acadêmico de forma integrada às práticas de linguagem características do mundo profissional.

Nº DOI: 10.5935/2179-0027.20180045


Palavras-chave


Letramento acadêmico. Aprendizagem ativa. Educação em Engenharia.

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