A COMPLEXIDADE DA ESCRITA EM CONTEXTO MULTILÍNGUE: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DO ENSINO

Alexandre António Timbane, Lucas Pereira dos Santos Souza

Resumo


A escrita visa registrar a memória das informações e pensamento e nossa vida tem dependido dela. A escrita neutraliza a variação (CACLIARI, 2002, 2009a,b), não representa a fala (MARCUSCHI, 2001) e segue um Acordo  Ortográfico aceite dentro da Comunidade (FARACO, 2012). Sendo a escrita, uma modalidade mais importante no mundo moderno questiona-se as razões pelas quais os alunos do 3º ciclo (6º e 7º anos) cometem erros básicos? A formação dos professores é deficiente no ensino da ortografia; a metodologia não permite uma aprendizagem sólida; os principais erros decorrem da influência das diversas línguas bantu. A pesquisa identifica os principais erros e procura formas de melhorar a qualidade da escrita. Para coleta recolheu-se 332 redações de três escolas do 3º ciclo cuja temática era relato da vida. A título de exemplo, o artigo apresenta e analisa uma redação e registra os erros recorrentes chegando a concluir os erros surgem da fraca formação dos professores, assim como da metodologia do ensino que não se reinventa e nem diversifica as atividades no ensino da escrita.

 

Nº DOI: 10.5935/2179-0027.20180041


Palavras-chave


Escrita; Português; Ensino; Metodologia.

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