A CONSTRUÇÃO DE COESÃO EM SUPERESTRUTURAS NARRATIVAS NA EJA

Ana Paula Carvalho Schmidt, Carla Carine Gerhardt

Resumo


Este trabalho identifica e descreve a construção de coesão em uma superestrutura narrativa produzida por uma estudante da Etapa 1 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Enfatizamos o potencial da Linguística Textual como suporte teórico para a análise, por meio dos critérios de textualização discutidos em Marcuschi (2008), com foco nos processos coesivos (KOCH, 2014). Em adição, avaliamos em que medida a noção de retextualização pode contribuir para a produção escrita de uma superestrutura narrativa. Argumentamos que, ao analisar a produção textual de seus próprios estudantes, a segunda autora, professora/pesquisadora em linguagens, encontra um ponto de partida para a reflexão e consequente reelaboração de sua prática docente. Os estudantes, por sua vez, têm o desenvolvimento de metacognição linguística aprimorado, uma vez que a professora, de forma dialógica, propõe questionamentos que visam orientar o processo de reescrita do texto. Os resultados indicam utilização de recursos coesivos remissivos e sequenciais. Assim, foi possível constatar que o texto atende à proposta de produção no critério de escrita de uma superestrutura narrativa, o que pode ser verificado pelas escolhas coesivas realizadas pela escritora, as quais se aproximam muito das comumente utilizadas em estruturas narrativas, conforme Koch (2014) e Koch e Elias ([2009] 2017). 


Palavras-chave


Linguística Textual. Narrativa. Educação de Jovens e Adultos.

Texto completo:

PDF