O MEME NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE COMPREENSÃO LEITORA PELO VIÉS DA LINGUÍSTICA DO TEXTO

Aline Rubiane Arnemann, Michele Mendes Rocha de Oliveira, Patrícia dos Santos

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de atividade de compreensão leitora, a partir do gênero textual meme. A proposta visa a dinamização, em sala de aula, por etapas, com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental, orientada pelo trabalho com contextos (extralinguístico e metalinguístico) e conhecimentos (de mundo, principalmente). Nosso aporte teórico está subsidiado, especialmente, em Marcuschi (2008, 2010), abordando alguns conceitos base da Linguística do Texto; da perspectiva de gêneros textuais e da compreensão leitora. A metodologia é qualitativa, em que elaboramos três quadros, um para cada etapa: pré-leitura, cotejo e pós-leitura; e nos quais sistematizamos: perguntas realizadas aos estudantes; possibilidades de resposta; e conceitos e conhecimentos mobilizados. Por fim, entendemos que podemos buscar subsídios teórico-práticos em Marcuschi (2008, 2010) para trabalhar com o texto/gêneros multissemióticos, realizando atualizações consoante a demanda atual, também presente na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) (BRASIL, 2017).


Palavras-chave


Linguística do Texto; Gêneros Textuais Multissemióticos; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF