CONTEÚDO TEMÁTICO E ESTILO NO DEBATE REGRADO: ANÁLISE DOCENTE SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DESTINADO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Patrícia Tavares Cruz Oliveira, Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel, Lenilton Damião da Silva Jr.

Resumo


Neste trabalho, refletimos sobre a análise feita por dois professores de Língua Portuguesa a respeito do trato com o conteúdo temático e o estilo do gênero textual debate regrado presente na coleção de livro didático “EJA Moderna”, destinada a Educação de Jovens e Adultos/9º ano do ensino fundamental. É válido destacar que a EJA ainda apresenta muitos desafios a serem vencidos, dentre eles está a qualidade do material didático preparado para essa modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, cujo corpus é formado por um capítulo da coleção “EJA Moderna”, objeto de análise por dois professores de Língua Portuguesa que atuam no 9º ano da EJA. Os resultados apontam que os professores reconhecem as contribuições trazidas pela obra ao selecionar um conteúdo temático e estilo que tenham pertinência com o público-alvo a que se dirige.


Palavras-chave


Conteúdo temático; estilo; debate regrado; EJA.

Texto completo:

PDF