LEITURA JUNTO AO PNLD (2016) - PROFESSOR ENQUANTO AGENTE PROMOTOR DO ATO DE LER

Angela Cristina Di Palma Back, Talita Duarte de Jesus, Cláudia Milanez Sachet

Resumo


Neste estudo, procurou-se identificar em que medida o livro didático (LD), enquanto ferramenta de auxílio ao professor, vem contribuindo para a formação de leitores proficientes, autônomos. Desse modo, por meio de uma pesquisa qualitativa, tentou-se entender como está sendo veiculado o ensino de leitura em um dos LDs aprovados pelo PNLD (2015), pois se acredita que os discursos ali presentes oportunizemcompreender a concepção de leitura do documento, bem como o lugar do professor na formação de leitores proficientes. A análise fundamentou-se na teoria da leitura, a partir de uma perspectiva interacionista de ensino-aprendizagem, trazendo para o debate autores como Kleiman (2008; 2002), Leffa (1996), Viana (2002, 2010 e 2014) dentre outros. Os resultados, os quais, certamente, não são conclusivos, indicam que as práticas de leitura, encontradas no LD, ainda apresentam lacunas e que, o livro, por melhor que seja, dificilmente promoverá a formação de leitores, sobretudo proficientes sem a interação e orientação do e com o professor.


Palavras-chave


Ensino de Leitura; PNLD; Estratégias de Leitura; Formação de Leitor; Prática de Leitura

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