APRENDIZAGEM EM FOCO: ENTRE O LER E O COMPREENDER

Vanessa Goes Denardi

Resumo


Há alguns anos os estudos da Psicolinguística têm procurado se debruçar sobre a reflexão e entendimento dos métodos que levam à aprendizagem da leitura, considerando os processos cognitivos e as relações entre as diversas aquisições que conduzem à alfabetização. Dessa forma, o presente artigo, de natureza teórica, pretende abordar esses assuntos tendo como base os estudos de Marcuschi (2008) e Morais (2013), e problematizar as ideias dos referidos autores entrecruzando-as com outros trabalhos e pesquisas de estudiosos da área (BOWEY, 2013; KINTSCH & RAWSON, 2013; COELHO & CORREA, 2017), o que permite construir um quadro conceitual relevante para o entendimento da complexidade do ler e do compreender, concluindo que ler é produzir e apropriar sentido e compreender é construir sentido com base em uma atividade inferencial.


Palavras-chave


Leitura. Compreensão. Habilidade leitora.

Texto completo:

PDF