UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA MATERIALIZADO NAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ESTADO DO PARANÁ (DCE)

Rafaela Kessler Kist

Resumo


O ensino de Língua Portuguesa (LP) encontra-se parametrizado por documentos oficiais que orientam o trabalho pedagógico em sala. No Estado do Paraná o documento oficial que rege o ensino de LP são as Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa – DCE (2008). Tal diretriz se identifica a certo domínio de saber e apresenta um modo de se trabalhar com a língua e um modo de conceber o ensino de Língua Portuguesa. A partir disso, neste trabalho, ancoradas na teoria da Análise de Discurso de orientação pecheuxtiana (AD), objetivamos analisar o modo como um documento oficial produz determinados sentidos sobre língua e ensino de língua. Para isso, selecionamos três sequências discursivas (SD) recortadas das DCE, a fim de compreendermos de que modo a construção histórica, política e ideológica de uma língua vai se constituindo num documento oficial de ensino, e quais os efeitos dessa construção para o ensino. Olhar para um documento que é autorizado a dizer sobre o ensino de LP e como este deve ser praticado, nos possibilita refletir sobre o modo de constituição de certos sentidos para o ensino de LP enquanto uma disciplina escolar que trabalha com uma língua que é tomada, indistintamente, como língua nacional, língua materna e língua oficial.


Palavras-chave


Análise do Discurso (AD); Língua; Ensino de Língua Portuguesa; Documento Oficial de Ensino.

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