A EXTREMA-DIREITA E A ESCOLA: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, EMBATES E LUTA DE CLASSES

Renata Adriana de Souza, Juliana Silveira, Maria Cleci Venturini

Resumo


O livro Análise Automática de Discurso (AAD-1969), de Michel Pêcheux, chamou a atenção desde sua publicação por apresentar um outro ponto de vista referente ao texto, à leitura e ao sentido. Em 2019, o livro completa 50 anos e suas reflexões continuam atuais devido ao fato de abordar o discurso como um objeto histórico-social. Para mostrar a atualidade da AAD-69, vamos neste trabalho nos voltar a um conceito importante discutido no livro, condições de produção. Esse conceito é o ponto de partida para produzirmos um gesto de interpretação sobre determinadas produções discursivas da extrema-direita direcionadas às práticas de ensino-aprendizagem nas escolas. Nosso olhar se ateve à produção de sentidos sobre um ponto principal: a chamada doutrinação ideológica. Para isso, selecionamos como objeto de análise o projeto de lei Escola sem Partido (ESP). Nosso objetivo é analisar as condições de produção desse discurso da extrema-direita em nossa atual conjuntura.

Palavras-chave


Condições de Produção; Extrema-direita; Escola.

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