SEXUALIDADE INFANTIL NA REVISTA NOVA ESCOLA: O “FURO” NO DISPOSITIVO

REGINA BARACUHY, LOUISE MEDEIROS

Resumo


Este artigo objetiva discutir sobre o funcionamento do dispositivo da Educação Sexual, a partir da pedagogização da sexualidade infantil na Revista Nova Escola. Como recorte analítico, nosso corpus se constitui de duas capas da citada revista.  Este artigo ancora-se teórica e metodologicamente na perspectiva da Análise Discursiva Foucaultiana, que se pauta pelo método arqueogenealógico. Constatamos que ao abordar a questão de gênero, a Revista Nova Escola instaura um “furo” no dispositivo da Educação Sexual, produzindo variações de direção, isto é, faz configurar as linhas de atualização, por meio das quais se operam as transformações de um dispositivo.Este artigo objetiva discutir sobre o funcionamento do dispositivo da Educação Sexual, a partir da pedagogização da sexualidade infantil na Revista Nova Escola. Como recorte analítico, nosso corpus se constitui de duas capas da citada revista.  Este artigo ancora-se teórica e metodologicamente na perspectiva da Análise Discursiva Foucaultiana, que se pauta pelo método arqueogenealógico. Constatamos que ao abordar a questão de gênero, a Revista Nova Escola instaura um “furo” no dispositivo da Educação Sexual, produzindo variações de direção, isto é, faz configurar as linhas de atualização, por meio das quais se operam as transformações de um dispositivo.

Palavras-chave


Análise do Discurso. Dispositivo. Sexualidade infantil. Gênero. Revista Nova Escola.

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