UM OLHAR SOBRE CONCEPÇÕES TEÓRICAS PRESENTES NA BNCC, LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO FUNDAMENTAL: A LEITURA LITERÁRIA E OS NOVOS/MULTILETRAMENTOS

Rosane de Paiva Felício

Resumo


O artigo, de cunho documental, tem foco na questão da formação do leitor literário a partir das concepções teóricas norteadoras da Base Nacional Comum Curricular, Língua Portuguesa, ensino fundamental, anos finais. Traçamos um panorama do ensino de literatura atual nas escolas brasileiras à luz de referencial teórico que consiste das pesquisas de Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013), Rouxel (2013; 2013a) e Rezende (2013; 2013a; 2018). Identificamos uma relação possível que se estabelece, por meio da BNCC, entre a formação de leitores literários e as abordagens dos Multi- (NEW LONDON GROUP, 2006 [2000/1996]) e Novos Letramentos (KNOBEL; LANKSHEAR, 2007; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008). Os resultados das análises sinalizam que o documento pode embasar, de forma pertinente, mudanças necessárias para a formação de leitores literários no contexto atual do país

Palavras-chave


Base Nacional Comum Curricular, Língua Portuguesa. Leitura Literária. Multiletramentos. Novos Letramentos.

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