MULTILETRAMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DA FORMAÇÃO CONTINUADA À SALA DE AULA

Madalena Benazzi Meotti, Greice da Silva Castela

Resumo


O objetivo deste artigo é verificar se os multiletramentos, na formação continuada (FC) para professores de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, podem contribuir para incorporação de novas possibilidades de ensino/aprendizagem nas aulas. Optamos por apresentar, neste recorte, o exemplo do programa Storyjumper para produção de e-book, o qual foi trabalhado na FC e, posteriormente, aplicado nas aulas por uma docente que participou desta formação. A geração dos dados ocorreu por meio de diário de campo, gravações em áudios e análise documental. A investigação insere-se no campo da Linguística Aplicada, sendo uma pesquisa qualitativa e do tipo pesquisa-ação. Os dados revelaram que o conhecimento do programa possibilitou a incorporação deste nas práticas pedagógicas e que o programa possibilitou a utilização de multiletramentos na produção textual.

Palavras-chave


Multiletramentos; Ensino Fundamental; Programa Storyjumper.

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