PARATEXTOS EM LIVROS LITERÁRIOS INFANTIS: Entre texto, paratextos e leitor

Flávia Brocchetto Ramos, Maria Isabel Silveira Furtado, Carla Beatris Valentini

Resumo


No processo de formação de leitores, os paratextos tendem a não ser considerados pelos mediadores. Diante disso, este artigo objetivou analisar como os paratextos podem incidir na leitura e recepção de uma obra. Toma-se como referência A bruxinha e o dragão, de Jean-Claude R. Alphen, obra que é analisada sob a perspectiva de paratextos (GENETTE, 2009) e sob o viés da leitura literária na escola (RAMOS, 2010, 2013). A análise desse livro deve-se a escolha feita por estudantes, integrantes de dois grupos focais, oriundos do quarto ano do Ensino Fundamental, entre títulos que compõem acervo do PNBE - 2014. O estudo indica que os elementos verbais e icônicos que constituem os paratextos complementam-se na apresentação da obra. Nessa perspectiva, a investigação sinaliza que, nos livros literários infantis, tais elementos podem ser um elo entre o leitor e o texto, para além dos fins de comercialização.    


Palavras-chave


paratextos; leitura; literatura infantil; escola

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