A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA PESSOA AUTISTA NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Idelma Divina Silva, Kenia Mara de Freitas Siqueira

Resumo


Este artigo se insere nos estudos sobre língua e educação, favorece discussões em torno da problemática relacionada à construção da identidade em pessoas autistas. Para levantar as impressões dos professores, foi aplicado questionário aberto com cinco questões sobre o convívio com indivíduos com TEA. A metodologia usada foi o estudo de caso e análise de conteúdo de Bardin (1977) com fundamentação teórica nos trabalhos de Bauman (2005), Hall (2006, 2014), Rocha (2001), Silva (2014), Woodward (2014) e outros referenciados ao longo do estudo. Os resultados corroboram a necessidade de refletir o perfil identitário desses alunos com vista a descortinar preconceitos, mitos e promover a construção de identidade/s que relacionem socialmente, para além do caráter limitador do diagnóstico.


Palavras-chave


Língua. Identidade. Diferença. Autismo. Professores.

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