ASPECTOS VALORATIVOS EM PROPAGANDA DE CERVEJARIA SOB A ÓTICA DO CÍRCULO DE BAKHTIN

Lais Karina Buchener, Luciane Trennephol da Costa, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo

Resumo


Apresentamos algumas discussões com base nos conceitos de entoação valorativa e elementos extraverbais, criados pelo Círculo de Bakhtin (VOLOCHINOV; BAKHTIN, 1926; VOLOCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003) a fim analisar algumas das implicações de uma propaganda de circulação social, criada pela marca Cia Brasileira de bebidas Premium, e outra ação publicitária produzida pela cervejaria Gauden em um ato dialógico e responsivo. Como resultado de nossa análise, discutimos alguns estereótipos que sustentam a construção social a respeito dos gêneros (SCOTT, 1995; BUTLER, 1998; NICHOLSON; 2013) que nos ajudou a compreender as facetas dos enunciados e algumas interpretações quando articuladas ao social, ao extraverbal e aos possíveis desdobramentos que o ato responsivo dos interlocutores exercem na compreensão dos significados ideológicos.

Palavras-chave


Círculo de Bakhtin; Entoação Valorativa; Contexto Extraverbal; Propaganda; Gênero.

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