COMPREENSÃO LEITORA, TDAH E A APRENDIZAGEM

Márcia Volani Cordova de Oliveira, Luciane Baretta

Resumo


A compreensão da leitura é uma atividade cognitiva complexa que envolve desde a decodificação das palavras, até a construção do sentido de um texto escrito. Depois que o processo de decodificação está automatizado, o leitor se empenha na compreensão do texto por meio de processos linguísticos, cognitivos e contextuais (KLEIMAN, 2011; SOUZA, 2012). Nesse processo de leitura, Kleiman (2013) afirma que as habilidades cognitivas como a atenção e a memória são fundamentais para que um texto possa fazer sentido ao leitor. Sendo assim, dificuldades de aprendizagem como o Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) podem afetar esse processo, já que compromete habilidades que exigem atenção e empenho cognitivo (BENCZIK, 2006). Desse modo, os objetivos deste estudo são discutir possíveis fatores que desencadeiam dificuldades de compreensão leitora de alunos com TDAH e investigar suas implicações no processo de aprendizagem.

Palavras-chave


Compreensão leitora; Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade; Aprendizagem.

Texto completo:

PDF