AS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ALUNO: UM OLHAR

CLÁUDIA MARIS TULLIO, CINDY MERY GAVIOLI-PRESTES

Resumo


O presente trabalho objetiva refletir a respeito das dimensões do eixo da produção de textos, área de Língua Portuguesa, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como prática social possibilitadora da (re)construção da identidade do aluno. A metodologia empregada utilizou o método hipotético dedutivo, com a hipótese de que a identidade se constrói a cada momento. Esta pesquisa é qualitativa, bibliográfica e documental. A análise da BNCC foi elaborada a partir dos postulados da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003), considerando-se as marcas ideológicas, argumentativas e a intertextualidade, dos Estudos Culturais, quanto às noções de identidade e diferença (WOODWARD, 2000; HALL, 2006), e dos modos de ideologia de Thompson (1995). Os resultados preliminares demonstram ser a concepção interacionista da linguagem e do texto que embasa o ensino da língua na BNCC.

Palavras-chave


Produção textual. Base Nacional Comum Curricular. Língua Portuguesa. Ensino.

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