REPRESENTAÇÕES DOCENTES NO INSTAGRAM: DESTERRITORIALIZAÇÕES E RETERRITORIALIZAÇÕES EM TEMPOS DE CRISE PANDÊMICA

Cátia Veneziano Pitombeira, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís Silveira

Resumo


Neste trabalho, propomos uma reflexão sobre as representações docentes em uma página do Instagram intitulada Escola de Passarinhos. Para isso, analisamos duas postagens com o objetivo de melhor compreender os (re) produções de sentidos produzidos nos dizeres docentes, quando falam de si e dos outros, focalizando nossa atenção para as noções de tempo-espaço, de identidade e de atuação profissional. Mobilizaremos os conceitos de discurso e de sujeito, conforme proposto por Foucault (1996) e Coracini (2007), para rastrear as desterritorializações e reterritorializações (DELEUZE & GUATTARI, 2009) docentes nessas duas postagens sobre Educação em tempos de COVID-19. Podemos mencionar, então, que, em meio a tempos pandêmicos, as tecnologias digitais promovem a instauração de processos de desterritorialização e reterritorialização, que criam novas formas de circulação do poder (Foucault, 1979) e outros/novos agenciamentos (Deleuze & Guattari, 1997).


Palavras-chave


Docência. Representações. Discursos. Desterritorializações

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