A RELAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIA LEXICAL E DESEMPENHO ESCOLAR: ABORDAGEM LEXICAL NO ENSINO PARA DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA

Fernando Moreno da Silva

Resumo


É consenso que o desenvolvimento da competência lexical favorece o bom desempenho na leitura e na escrita. Para comprovar essa afirmação, o objetivo deste artigo é mostrar a relação entre competência lexical e desempenho escolar, analisando a estatística lexical de redações do Enem e do vestibular da UENP. Com isso, objetiva-se também estimular a abordagem lexical no ensino, com uso do dicionário como instrumento para desenvolver a competência lexical de alunos, expondo os caminhos da Lexicografia pedagógica, responsável pelo desenvolvimento do dicionário escolar. A estatística lexical mostrou que as oito melhores redações da UENP apresentaram média de 278,6 palavras por redação. As nove piores, 140,8. Portanto, o ensino do léxico é comprovadamente indispensável ao aumento da competência lexical e, consequentemente, à melhora do desempenho escolar na leitura e na escrita.


Palavras-chave


Competência lexical. Ensino do léxico. Dicionário

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