ESTRATÉGIAS DE ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA NA CONSTRUÇÃO DO ETHOS DO ORADOR EM UM RELATO PESSOAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Eliene Farias da Silva, Fabiana Lisboa Ramos Menezes, Carla Correia de Almeida do Nascimento

Resumo


O presente artigo é decorrente de debates realizados em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e objetiva analisar a construção do ethos da estudante-oradora do relato intitulado EaD na visão de uma Estudante da Escola Pública[1], disponibilizado na plataforma digital Guias Covid-19: comunidade escolar, criada pela organização não-governamental Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Do discurso escrito originalmente pela oradora, serão analisados alguns argumentos e as figuras de argumentação e retórica e como as estratégias argumentativas utilizadas pela oradora ajudam a construir seu ethos. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza bibliográfica e de abordagem qualitativa, fundamentada nos estudos da (neo) retórica e da argumentação, como os de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2002), Reboul (2004), Fiorin (2015), Mariano (2016, 2020), dentre outros. Com base no conteúdo abordado, concluiu-se que a estudante-oradora, por meio de seu discurso, constrói um ethos consciente de seu lugar e papel na sociedade, mostrando um ethos divergente do ethos construído previamente de estudantes da rede pública.


[1] Link para acesso ao relato completo: https://guia6comunidade.wixsite.com/campanha/post/ead-no-ensino-m%C3%A9dio-na-vis%C3%A3o-de-uma-estudante-da-escola-p%C3%BAblica.   


Texto completo:

PDF