LEITURA DE IMAGEM DA G MAGAZINE: MALDIZER, OLHAR VERVADEIRO E INSINUAÇÕES DA CARNE

LUCAS NASCIMENTO

Resumo


O texto adota para análise as relações semântico-discursiva (PÊCHEUX, 1982; 1983; 1984) e subjetividade e (dizer a) verdade (FOUCAULT, 1980-1981; 1981; 1983-1984; 1984) em leitura de fotografia digital de capa publicitária, em edição de maio de 2010 da G Magazine. O artigo investe sobre a leitura de policromia na fotografia digital e o movimento ocular, ocorrência pelo desejo da mudança de direção visual (NASCIMENTO, 2018; 2019). Essa trama tem sua correspondência na interpretação que assegura a elaboração da resposta “Sim” ou “Não” diante da questão proposta em experimento de leitura imagética. Os resultados destacam a (in)visibilidade do maldizer verdadeiro em declaração de um sujeito pertencer ao grupo heterossexual e o maior tempo de fixação de seu olhar na cueca e no rosto do modelo fotográfico. Portanto, destacaram-se as insinuações da carne e os sentidos do olhar.

Palavras-chave


Leitura de imagem. Sentidos do olhar. Insinuações da carne. Maldizer. Subjetividade.

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