UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA ABORDAGEM IMITATIVA DE UMA REDAÇÃO NOTA MÁXIMA DO ENEM

Luciano Araújo Cavalcante Filho

Resumo


Com fundamentação na abordagem imitativa proposta por Serafini (2003) e Vieira (2005), nosso trabalho representa uma contribuição para o ensino de Língua Portuguesa, concretizada por meio de uma sugestão de atividade didática de produção textual. Com foco na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), optamos por estabelecer a execução da atividade em três fases distintas, as quais se encontram pautadas na análise e descrição da estrutura de uma redação-modelo selecionada entre os textos nota máxima divulgados na Cartilha do Participante do ENEM (BRASIL, 2020a). Amparados no método citado, buscamos formular um modelo prototípico de natureza dissertativo-argumentativa obedecendo aos critérios exigidos no referido exame, com o propósito de aprimorar o reconhecimento, por parte dos alunos, das características mais relevantes desse tipo textual.

Palavras-chave


Abordagem imitativa; Redação do ENEM; Produção textual

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