LETRAMENTO ACADÊMICO: ESTRATÉGIAS SIMPLIFICADORAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS

Elisabeth da Anunciação Amorim, Pedro Perini Frizerra da Mota Santos

Resumo


 

 

Este artigo apresenta o produto de uma pesquisa teórica exploratória sobre a utilização de estratégias simplificadoras de leitura e escrita na compreensão de textos acadêmicos. À luz de teorias sobre legibilidade textual, reconhecemos fatores linguísticos que interferem na compreensão de textos e examinamos textos didáticos utilizados em cursos de graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para apontar e justificar proposições relativas à inteligibilidade do texto didático. Na pesquisa focalizamos elementos semânticos e lexicais constituintes de textos acadêmicos a fim de contribuir para auxiliar o processo comunicativo no contexto universitário, apresentando, para tanto, estratégias facilitadoras na compreensão do material didático em uso nesta esfera discursiva. Tais estratégias apresentam estudos empíricos futuros.


Palavras-chave


artigo

Texto completo:

PDF