O PAPEL DA METÁFORA NA TESSITURA TEXTUAL E SOCIOCOGNITIVA DAS MÚSICAS INTERPRETADAS PELA CANTORA JOELMA

Bruno Santo

Resumo


No DVD Banda Calypso Pelo Brasil (2006) a cantora Joelma cantou, para mais de 200 mil pessoas presentes nas cidades em que se apresentou, as românticas canções “Tô Carente” e “Se Quebrou”. Ao observar as letras dessas músicas, este trabalho observou que a linguagem figurada parecia ter um agentivo singular na arquitetura de suas estruturas textuais internas. Visto isso, essa pesquisa buscou aferir, através da Teoria da Metáfora Conceptual e seus desdobramentos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; SALOMÃO, 1999; KÖVECSES, 2002, 2003, 2005; VEREZA, 2007, 2010; SOARES DA SILVA; LEITE, 2015; ABREU, 2015; SOUSA, 2016), se a metaforicidade realmente tinha um papel singular no processamento de suas estruturas semântico-discursivas. Concluímos que metáforas tais quais A PAIXÃO É UMA DOENÇA / A OVERDOSE É UM REMÉDIO (música 1) e PROMESSAS SÃO MÁQUINAS / A RAZÃO É UM SER HUMANO (música 2) além de costurarem a tessitura de sentido dessas canções, funcionaram como verdadeiros microfones das emoções e subjetividades por elas transmitidas.


Palavras-chave


Linguística Cognitiva; Metáfora; Emoções; Joelma.

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