LETRAMENTO LITERÁRIO DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Antonia Maria Medeiros da Cruz, Lúcia de Fátima Santos

Resumo


 

 

 

RESUMO: O presente texto é um recorte de uma pesquisa de doutorado já concluída, que teve como objetivo geral contribuir para a reflexão e a formação literária de professoras, visando subsidiá-las nos desafios postos para a prática do letramento literário do educando. Os dados foram coletados em seis oficinas, utilizando-se da Dupla Conceitualização, metodologia que permite discussões sobre o modo como construir conhecimentos sobre o objeto de ensino e as condições didáticas para ensiná-lo (LERNER, 2002). Fundamentamos a análise em discussões de Street (1984, 2010), Soares (2002, 2012), Kleiman (2006, 2007), Cosson (2014), entre outros. O trabalho desenvolvido nas oficinas aprofundou o estudo das teorias sobre letramento literário; propiciou às professoras uma experiência estética através da leitura literária e da elaboração de Sequências Expandidas de Leitura (COSSON, 2014).


 

 


Palavras-chave


Letramento literário; Formação continuada; Professoras de Língua Portuguesa; Sequência expandida de leitura

Texto completo:

PDF