O TRABALHO REALIZADO E REAL DE UMA PROFESSORA FORMADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA

Andreia Rezende Garcia-Reis, Ariane Rodrigues Gomes Leite Godoy

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo compreender e analisar o trabalho docente para o ensino da leitura no contexto da formação inicial de professores. À luz da perspectiva teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2015; MACHADO, 2002), em diálogo com princípios da Clínica da Atividade (CLOT, 2007) e considerando a importância do ensino da leitura (KLEIMAN, 2008, 2011; CAFIERO, 2005; SOLÉ, 1998), procuramos analisar o trabalho de ensino de propostas teórico-metodológicas relacionadas à leitura, de uma professora formadora do curso de graduação em Pedagogia. Os dados revelam que a professora formadora tem uma grande autonomia nas escolhas das estratégias metodológicas; a aula de ensino da leitura acontece concomitantemente com a aula de leitura, demonstrando comprometimento com a implementação de práticas docentes de educação linguística.

Palavras-chave


Interacionismo Sociodiscursivo. Formação inicial. Formação pela linguagem. Ensino de leitura.

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