Práticas de Leitura e Letramento Literário em Escolas do Campo

Marcio José de Lima Winchuar, Leilah Santiago Bufrem, Diego Paiva Bahls

Resumo


Este artigo traz como temática as práticas de leitura literária em escolas do campo, com ênfase àquelas com organização multisseriada. A leitura no campo assume uma dimensão revolucionária, tendo em vista aspectos de luta pelo direito à vida, à terra e à educação, presentes no cotidiano do sujeito camponês.  Como objetivo geral, discute práticas de leitura literária presentes em escolas multisseriadas do campo. Como objetivos específicos, evidencia a concepção de leitura de educadores atuantes em contextos do campo; identifica quais práticas de leitura estão presentes em escolas e turmas multisseriadas; demonstra os encaminhamentos realizados pelos educadores durante as práticas de leitura. Fundamenta-se em autores que discutem o conceito de leitura e letramento literários e por meio de um estudo exploratório, em  campo,  analisa dados produzidos a partir da aplicação de um questionário semiestruturado a 16 educadores, atuantes em escolas situadas na região Centro Sul do estado do Paraná. Conclui que, mesmo em meio às condições de produção muitas vezes precarizadas, as práticas evidenciadas vinculam-se a autores que defendem a potencialidade da leitura na sociedade, promovendo a reflexão crítica.

Palavras-chave


Educação do Campo; escolas multisseriadas; letramento literário.

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