O USO DE INSTRUMENTOS PELO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA E PORTUGUESA NA SALA DE AULA

Soelene de Fátima Brovoski Modolo, Siderlene Muniz-Oliveira

Resumo


Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma análise de um texto em que uma professora dá instruções sobre como realizar sua atividade de trabalho em sala de aula, a partir do método instrução ao sósia. Utilizamos conceitos da Ergonomia da Atividade e da Clínica da Atividade, que desenvolve este método. Como metodologia, serão analisados três trechos do texto que revelam o uso de instrumentos pela professora de língua inglesa e língua portuguesa. Como resultados, observamos que a professora traz em cena vozes implícitas que mostram instrumentos e maneiras de agir de outros professores, aos quais ela recorre para agir e compreender sua prática. São maneiras que evidenciam dificuldades e motivos para o agir em sala de aula. Esse estudo traz contribuições para cursos de formação inicial e continuada de professores voltados a reflexões sobre a prática profissional.

 


Palavras-chave


instrumentos; atividade reguladora; Clínica da Atividade; instrução ao sósia

Texto completo:

PDF