UMA ANÁLISE DO FUNDO DE APOIO À PESQUISA EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FAPEB) NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO

Luís Carlos Oliveira, Tânia Guedes Magalhães

Resumo


Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa que buscou compreender o programa “Fundo de Apoio à Pesquisa na Educação Básica (FAPEB)” da Prefeitura de Juiz de Fora (MG) e analisar a presença de gêneros de texto nele envolvidos, que contribuem para a inserção de professores em práticas de letramento científico. Fundamentamos nossa investigação em uma concepção de linguagem e de formação docente vinculada à Linguística Aplicada (LA), que considera a imersão do professor no campo da pesquisa fonte fundamental para seu desenvolvimento. Ancoramo-nos em perspectivas teórico-metodológicas que consideram a linguagem como fundamental para o desenvolvimento humano, linguagem essa tomada numa abordagem social, histórica e cultural. Como metodologia, usamos a pesquisa documental, cujo corpus se compõe de um artigo e cinco editais. Os resultados apontam para a ocorrência de variados gêneros do letramento científico que propiciam a inserção desses professores em práticas de linguagem acadêmico-científicas. Há uma variedade de gêneros envolvidos no processo de pesquisa, o que coloca o FAPEB como um projeto que promove o desenvolvimento por meio da linguagem e da inserção em práticas de letramento próprias da cultura científica.


Palavras-chave


letramento científico; desenvolvimento; formação docente; FAPEB.

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