ENTRE O FAZER E O PENSAR SOBRE O FAZER: OS GÊNEROS DO DISCURSO PROFISSIONAL DOCENTE E O TRABALHO INVISÍVEL DO PROFESSOR

Ada Magaly Matias Brasileiro, Viviane Raposo Pimenta

Resumo


Neste estudo, objetivou-se refletir sobre o papel da linguagem, materializada em gêneros do discurso profissional e suas funções discursivas no trabalho docente, e como isso impacta o reconhecimento do profissional. O corpus foi construído por meio da pesquisa narrativa (FLICK, 2009) realizada com 20 professores vinculados a escolas públicas estaduais mineiras e participantes de um projeto de extensão universitária. Para a análise dos dados, tomamos a linguagem como atividade interativa e sociocultural (BAKHTIN, 2003), olhamos as questões educacionais sob um viés ético-político (FREIRE, 1987; 2001) e as relativas ao trabalho, na perspectiva da Clínica da Atividade (CLOT, 2006; 2010; LEPLAT, 1980). A pesquisa revela não apenas vidas ameaçadas pelo vírus, escassez, invisibilidade e ausência do Estado, mas também um fazer pedagógico que migrou para outras mídias, provocando o surgimento de novos gêneros a serem apropriados pelos professores.


Palavras-chave


Métier Docente; Gêneros do Discurso Profissional; Atividades de Linguagem. Invisibilidade do Trabalho; Extensão Universitária.

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