RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS: PROJETO DE TCC EM FOCO

Ana Valéria Bisetto Bork Godke, Miriam Sester Retorta, Rita de Cássia Veiga Marriott

Resumo


O presente estudo objetiva apresentar o cenário de produção de um Recurso Educacional Aberto (REA) sobre o gênero de texto projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. A partir dos construtos teóricos de Street (1984), Gee (1996) e Barton e Hamilton (1998), na área dos Novos Estudos do Letramento e de Mapas Conceituais (TORRES; MARRIOTT, 2016; NOVAK; CAÑAS, 2010), uma pesquisa exploratória foi conduzida por meio de um questionário, respondido por professores/coordenadores dos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. Como  resultado, um REA voltado para a escrita do gênero projeto de TCC foi concebido, produzido e divulgado através de um ebook e também por um curso livre disponível na Plataforma Sophia da UTFPR, com o intuito de auxiliar alunos que estejam na fase de elaboração de seu projeto e professores orientadores da disciplina de TCC, abordando desde a criação das perguntas de pesquisa, objetivo geral, objetivos específicos, referencial teórico e aspectos metodológicos até questões de formatação do referido gênero.


Palavras-chave


Letramentos acadêmico-científicos; mapas conceituais; ebook; Recursos Educacionais Abertos; projeto de TCC.

Texto completo:

PDF