Vozes e modelos de letramento em relatório de estágio supervisionado

Ana Kellen Ribeiro Weng, Lidia Stutz, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo

Resumo


Esta pesquisa qualitativa de cunho documental tem como objetivo compreender quais vozes estão presentes e quais os modelos de letramentos estão subjacentes ao relatório de estágio supervisionado. O relatório em análise foi produzido em período pandêmico de 2020 e 2021 por uma aluna-professora na disciplina de estágio supervisionado em Língua Inglesa, no curso de Letras Inglês de uma universidade pública da região centro-sul do estado do Paraná. Os pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo e dos estudos sobre Letramentos conduziram nosso estudo. Os resultados mostram a tessitura de vozes diversas das quais destacamos a de autor empírico na posição social de aluna-professora responsável pelo seu agir. A escrita do relatório alia diversas características dos modelos acadêmico e de socialização acadêmica cujas ações e reflexões da práxis contribuem para a transformação da identidade docente.


Palavras-chave


vozes enunciativas; modelos de letramentos; relatório de estágio

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