UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DO DISPOSITIVO “SEQUÊNCIA VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE”

Gabriela Pepis Belinelli, Eliana Merlin Deganutti de Barros

Resumo


A problemática desta pesquisa envolve os desafios enfrentados pelo professor de Língua Portuguesa para trabalhar com os gêneros argumentativos na Educação Básica. Somado a isso, consideramos a necessidade de formações que lhe proporcionem a apropriação dos esquemas de utilização da metodologia das sequências didáticas de gêneros criada pelos pesquisadores da Escola de Genebra. Sendo assim, sustentadas pelos princípios teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, sistematizamos e implementamos – na modalidade a distância – o que chamamos de sequência virtual de formação docente, tendo o artigo de opinião e a sequência didática de gêneros como objetos de ensino e aprendizagem. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar, sob o viés teórico-metodológico, a sistematização desse dispositivo, com o intuito de que ele possa dar base para outras formações virtuais que busquem desenvolver capacidades docentes para o ensino da leitura e produção de textos de gêneros variados.


Palavras-chave


formação de professores; língua portuguesa; sequência de formação; gêneros textuais; artigo de opinião

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