ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION (EMI) E LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS NA PÓS-GRADUAÇÃO PELA INTERNACIONALIZAÇÃO

Maria Izabel Rodrigues Tognato, Marinella Bertussi Bornholdt, Patricia Tozzo da Silva Zanco

Resumo


Este trabalho propõe um debate social acerca das concepções de English as a Medium of Instruction (EMI), Letramentos Acadêmico-Científicos e Internacionalização, e sua articulação no Ensino Superior, com foco na pós-graduação stricto sensu. Para isso, fundamentamos nosso estudo nos aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), do EMI, dos Letramentos Acadêmicos e Científicos e da Interdisciplinaridade pelo viés da Teoria da Complexidade. Quanto à metodologia, utilizamos questionários online, via Google Forms, junto a estudantes e docentes de pós-graduação, da Unespar, Campus de Campo Mourão-PR. Para as análises, pautamo-nos nos segmentos de organização temática (SOT) (temas) e de segmentos de tratamento temático (STT) (subtemas) (BULEA, 2010). Os resultados apontam para possíveis avanços das práticas formativas institucionais.


Texto completo:

PDF