CADÊ A PALAVRA QUE ESTAVA AQUI? O IMPLÍCITO COMEU! IMPLÍCITOS SEMÂNTICOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Joselias da Costa Matos, Sônia Maria Nogueira

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo analisar a abordagem do fenômeno semântico implícito em atividades no livro didático de língua portuguesa, além dos objetivos específicos de verificar a presença de palavras ou ideias implícitas e identificar a contribuição do trabalho com implícito no livro didático de língua portuguesa. O corpus da pesquisa constitui-se do livro didático Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, volume 1, 1º ano do Ensino Médio, de William Cereja, Carolina Vianna e Christiane Damien, (2016), aprovado no PNLD 2018. A partir das análises realizadas em discussão com os estudos de autores modernos, constatou-se que palavras ou ideias implícitas são abordadas de forma recorrente em atividades no livro didático de língua portuguesa sob a perspectiva da construção dos sentidos do texto e contribuem para a formação do leitor reflexivo e crítico.


Palavras-chave


Semântica; Implícito; Língua portuguesa; Livro didático

Texto completo:

PDF