COM A PALAVRA, A PALAVRINHA

Vera Regina Martins e Silva Regina Martins e Silva, Rosiveth Aparecida do Espírito Santo Oliveira

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade desenvolvida em um projeto de intervenção, em sala de 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal em Cuiabá – MT. Tomamos como recorte o funcionamento do diminutivo na perspectiva discursiva e sua formação à luz da enunciação. Trata-se do ensino da gramática pelo funcionamento da língua e, não, a simples categorização das formas linguísticas; a gramática como instrumento de ensino de leitura para novos gestos de interpretação no espaço escolar. Tendo como foco  que a produção do sentido pela língua é uma prática social e que há um funcionamento no cotidiano da nossa língua, propusemos uma atividade sobre como se constitui o sentido das palavras, a partir de formativos que a gramática designa de sufixos (-inha, -inho, -ote), buscando compreender as relações linguísticas constitutivas da nominalidade, com vistas ao processo de formação intranominal que compreende a constituição das unidades nominais estabilizadas como unidades de significação na língua, em articulação com formantes.

Palavras-chave


Sufixos. Leitura. Diminutivo. Enunciação. Análise de Discurso

Texto completo:

PDF