UMA PROPOSTA DISCURSIVA PARA O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Maristela Cury Sarian, Ezilda Rosania Conceição Netto Beloni

Resumo


Este artigo consiste em apresentar parte de um trabalho realizado com uma turma de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do estado de Rondônia, vinculado ao ProfLetras/Unemat/Cáceres, cuja base teórico-metodológica sustenta-se na Análise de Discurso Materialista na relação com a Semântica da Enunciação e com a História das Ideias Linguísticas. Desestabilizando métodos de ensino conteudistas, promovemos um trabalho com o dicionário mobilizando o funcionamento da língua, a partir do verbete sujeito. Buscamos desenvolver atividades desfocando a imagem do dicionário como objeto de consulta, propondo uma leitura polêmica, colocando em evidência suas condições de produção, seu modo de organização, o dito em relação ao não-dito, bem como os efeitos de sentidos produzidos nos gestos de interpretação dos alunos.


Palavras-chave


Instrumentos linguísticos. Leitura. Língua Portuguesa. Escola.

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