“EU? SOU MAIS O PRETO”: A DESCONSTRUÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS DE GÊNERO NA NARRATIVA INFANTIL CHEGA DE ROSA! (2013), DE NATHALIE HENSE

Yuri Pereira de Amorim

Resumo


Objetivamos, neste artigo, apresentar uma leitura analítica da obra literária potencialmente endereçada ao público infantil Chega de rosa! (2013), de Nathalie Hense. De modo mais detalhado, intencionamos discursar, com base no enredo literário selecionado como corpus de investigação, sobre a desconstrução dos papéis sociais de gênero praticada pela protagonista e seus colegas, Alberto e Carlos. Para além desse propósito, pretendemos observar se a questão temática do livro de Hense (2013) é perpassada pela linguagem estilística literária (MARTINS, 2000) ou, contrariamente, pelo discurso didático-moralizante. Os resultados alcançados indicam que: 1) a literatura pode ampliar a experiência ética e estética dos sujeitos leitores; 2) o gênero não é algo rígido, estável e inato, pelo contrário, é construído socialmente, sofrendo modificações com o passar do tempo e nas diferentes sociedades (BUTLER, 2021).

Palavras-chave


Literatura infantil; Desconstrução de gênero; Chega de rosa! (2013); Nathalie Hense.

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