O mar que não devolve seus afogados- Notas sobre o Édipo em "Senhora dos afogados"

Paulo Ricardo Deboleto, Tania Stoltz

Resumo


Teatro e psicanálise são áreas que dialogam entre si. Nesse sentido, destaca-se a produção do dramaturgo Nelson Rodrigues, cujas peças trazem à cena aspectos íntimos, psicológicos e inconscientes das personagens. Assim, este trabalho visa, a partir de pesquisa teórico-bibliográfica, analisar a expressão do complexo de Édipo e suas manifestações na peça “Senhora dos afogados”, de Nelson Rodrigues. A partir da apresentação das características da obra rodriguiana e das elaborações freudianas, bem como dos seus comentadores sobre o complexo de Édipo, foi possível perceber aspectos da relação de Moema com seu pai e sua mãe e sua ligação com o Édipo feminino; o ódio do noivo por seu pai e a relação de Paulo com sua mãe e suas associações com o complexo de Édipo. Com isso, o presente estudo apresenta avanços à medida que sua estrutura permitiu uma maior interface com o campo artístico, além de incluir, na análise, personagens secundários da obra.


Palavras-chave


teatro; psicanálise; complexo de Édipo; Nelson Rodrigues

Texto completo:

PDF