ISSO É CALYPSO: JOELMA E O MICROFONE DE TRANSMISSÃO DE SIGNIFICAÇÕES E EMOÇÕES DA METÁFORA

Bruno Santo

Resumo


Ultrapassando o pensamento preconceituoso e discriminatório que diz que ritmos advindos das massas populares, como o Axé, o Carimbó e o Arrocha, não mereceriam prestígio social tal qual a Bossa Nova ou a MPB, a cantora brasileira Joelma lança, em Belém do Pará, em 1999, um ritmo que faz o Brasil ficar em estado de febre: o Calypso. Nesta proposição acadêmica que valoriza a cultura paraense, este trabalho busca averiguar se duas músicas famosas interpretadas pela artista supracitada – Eclipse Total (Álbum 10, 2007) e Cupim de Coração (EP Minhas Origens, 2019) – foram textualmente estruturadas e processadas pelas metáforas. Compreendendo a linguagem figurada como um instrumento sociocognitivo de empreendimento de sentido no discurso em uso (VEREZA, 2007), esta pesquisa reflete como ela pode ser caracterizada um verdadeiro portal de construção e transmissão de significações, emoções e corporeidades.

Palavras-chave


Linguística Cognitiva; Metáfora; Emoções; Joelma; Calypso

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