NO TEATRO TUDO É MENTIRA: OS ECOS DE PIRANDELLO NO TEATRO DE GARCÍA LORCA

Hiago Araujo Naldi

Resumo


Luigi Pirandello (1867-1936) é um dos nomes mais relevantes para a história do teatro. O dramaturgo foi responsável por empreender um dos projetos literários mais importantes para o começo do século XX, valendo-se, entre outros recursos inovadores, da linguagem metateatral para tratar de temas que não condiziam mais com a forma tradicional do drama renascentista. Essa tradição principiada em Seis Personagens à Procura dum Autor (1921) foi revista por diversos autores no decurso do século, entre eles figura Federico García Lorca (1898-1936). Este artigo, portanto, propõe-se a tecer breves considerações que orientem a uma sondagem dos ecos do projeto literário de Pirandello na obra do poeta espanhol. Para tanto, são necessários os apontamentos de Peter Szondi em Teoria do drama moderno (2001), texto base para estudos dessa fase do teatro.

Palavras-chave


Federico García Lorca; Luigi Pirandello; teatro moderno; metateatro

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