ESTÉTICA E POLÍTICA: UMA REVOLUÇÃO DA COMÉDIA NA COMPANHIA DO LATÃO

Beatriz Yoshida Protazio, Mileni Vanalli Roéfero

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a peça A Comédia do Trabalho (2000), da Companhia do Latão, destacando como o grupo e essa obra em particular revolucionam o teatro brasileiro a partir da práxis do teatro épico dialético. Para tanto, este estudo apresenta considerações sobre três momentos de modernização do teatro brasileiro (1930, 1960 e 1990), a fim de motivar a análise do salto dialético realizado pelo grupo paulistano. Esta investigação se constrói a partir da perspectiva materialista dialética, para falar com Adorno, porque a forma estética é conteúdo social sedimentado. O resultado deste percurso demonstra que a Companhia do Latão se coloca na contemporaneidade como legado vivo da tradição do teatro épico dialético no Brasil e, ao mesmo tempo, como agente de radicalização e de renovação desse teatro.

Palavras-chave


teatro dialético; Companhia do Latão; teatro brasileiro; trabalho; literatura e sociedade

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